domingo, 13 de novembro de 2011

Reflexão sobre o texto: “Nova ferramenta de Avaliação de Trabalho Colaborativo na Plataforma Moodle”

Autor: Álvaro Reis Figueira [Departamento de Ciências dos Computadores / Faculdade de Ciências da Universidade do Porto]

De acordo com a introdução apresentada sobre o próprio autor, no artigo são descritas as ferramentas de trabalho disponíveis na plataforma Moodle bem como è feita referência ao processo de avaliação (trabalho de grupo) que decorre do trabalho colaborativo.
Em primeira instância, o autor do artigo elenca um conjunto de vantagens potencialidades acerca do trabalho de grupo, conforme se apresenta no Quadro resumo seguinte:


Avaliação do trabalho de grupo (aspetos a considerar)

a) definição clara e objetiva dos critérios de avaliação
No início da atividade é importante uma boa definição dos critérios de avaliação para que os alunos desenvolvam as atividades, de forma consciente e com a noção clara do "peso" que cada elemento / tarefa tem na sua avaliação. Desde que muito bem calrificada, não qualquer problema por parte do aluno em aceitar as "diferenças" que possam surgir entre os diferentes elementos do grupo.

b) avaliação do processo e do produto
O segredo da avaliação do processo passa por "saber como o grupo se organiza, trabalha e interage."
A base da avaliação entre pares aceita na recolha de opiniões e avaliação que cada elemento do grupo faz dos restantes elementos (avaliação entre pares). Para o autor, este procedimento apresenta vantagens na medida em que envolve os alunos numa reflexão crítica e aumenta a sua autonomia.
Como a avaliação do trabalho de grupo, nem sempre é um processo pacífico, mas sim revelador de alguma controvérsia, o Oxford Centre for Staff and Learning Development sugere que este possa ser avaliado numa destas 7 formas:

01
todos os alunos recebem a mesma nota;
02
para tarefas diferentes, notas diferentes;
03
a nota é multiplicada pelo número de alunos e esta é distribuida pelos alunos do grupo, de acordo com determinadas variáveis;
04
semelhante à indicação anterior, mas "balizada" pelo professor;
05
cada aluno recebe a nota do trabalho de grupo e uma pontuação extra por uma tarefa extra;
06
cada aluno recebe uma nota de grupo que é depois ajustada após a reflexão com os seus pares e professor;
07
cada grupo recebe a nota de grupo e é feita depois a diferenciação num exame, com questões sobre o trabalho de grupo.

Trabalho colaborativo no Moodle
A plataforma moodle permite o desenvolvimento de tarefas inter pares através de pequenas aplicações ou ferramentas disponibilizadas dentro da própria plataforma, como são a própria criação de grupos, os chats, fóruns de discussão, as wikis, a participação em workshops.
Por fim o autor propõe uma avaliação em que haja não só a avaliação do produto obtido pelo grupo, mas que haja uma participação mais efetiva dos elementos do grupo nessa avaliação.
É por isso que entendo que o trabalho de grupo não é um fim em si mesmo, mas um meio que, juntamente com outros meios de avaliação contribuem para a avaliação do aluno. Parece-me que não podemos assentar toda a avaliação apenas no trabalho de grupo, mas por outro lado, que este seja apenas mais um contributo.

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