domingo, 27 de novembro de 2011

Micro-atividade m-learning

Tendo como base as questões colocadas nesta micro-atividade, procurarei dar uma resposta adequada a cada uma delas.

1 - a imagem era suficiente para a compreensão das fases do m-learning?
Deduzo que o esquema (imagem) possa ter sido construído a partir do áudio produzido. Ou seja, penso que ambos os instrumentos se complementam, e o áudio acrescenta alguma informação adicional ao esquema. São clarificadas cada uma das fases do mobile learning 
2- os conteúdos áudio são de mais fácil leitura e compreensão do que os conteúdos em formato texto, nos dispositivos móveis? Permitem um maior sucesso na aprendizagem móvel?
Continuo a achar que neste caso particular ambos os conteúdos se complementam, pese embora entender que um poderia perfeitamente funcionar sem o outro. Ou seja, era fácil chegar às mesmas conclusões com apenas qualquer um dos conteúdos. No entanto, quanto à mobilidade, penso que será melhor conseguida com o dispositivo áudio.
3 - qual a sua opinião sobre cada uma das fases do m-learning?
Relativamente às fases descritas do m-learning, entendo que não são fases estanques, com princípio e fim, mas sim que as três têm sido o resultado de uma evolução natural do processo. Quero com isto dizer que apesar de agora estarmos supostamente na fase 3 que as outras fases se encontram igualmente subjacentes ao processo e que suportam igualmente a última fase. De facto, tendo em conta cada uma das fases descritas, a última é, a mais abrangente e a que mais eficazmente consegue dar resposta ao que hoje se pretende do m-learning.

Sem comentários:

Enviar um comentário