sábado, 19 de novembro de 2011

Bibliografia anotada II - Web 2.0, Personal Learning Envionments, and the Future of Learning Management

Scatler, Niall. Web 2.0, Personal Learning Environments, and the Future of Learning Management Systems” (Research Bulletin, Issue 13). Boulder, CO: EDUCAUSE Center for Applied Research, 2008, disponível em: http://www.educause.edu/ecar.

Descrição: Este paper apresenta os argumentos que vão sendo revelados aqui e ali na blogosfera, quer pró quer contra os LMS (Learning Management Systems). Coloca em evidência até que ponto os LMS estão destinados a continuar a ser os primeiros meios de organizar a experiência e a aprendizagem online. Salienta ainda pontos de vista diferenciados relativamente à utilização de ferramentas na aplicação do PLE. São apresentadas diferentes perspectivas de diferentes autores sobre a forma como é feita a utilização do PLE pelos estudantes e a forma como se sobrepõe ao LMS.

Avaliação: O paper é importante na medida em que coloca em confronto opiniões distintas sobre a utilização do PLE em contexto de aprendizagem e na medida em que perspectiva a integração das funcionalidades do LMS em sistemas sociais, como o Facebook, uma vez que assistimos nos últimos tempos à extrema valorização da vertente social da internet.

Sem comentários:

Enviar um comentário